Monday, October 06, 2008

Copa do Mundo - Castelo - Brasil


A última etapa da Copa do Mundo de Parapente ocorreu em Castelo, no interior do Espírito Santo. Foram 7 as provas realizadas, sendo duas com gols massivos. Mas a condição decepcionou mais uma vez, com provas de sobrevivência, por vezes excessivamente técnicas. O mérito dos que foram bem é incontestável. Os melhores do mundo voam bem em qualquer condição, e essa é a principal diferença entre eles e os demais. Mas depois de três campeonatos voados em Castelo (Brasileiro 2005, PWC 2006 e PWC 2008), chego à conclusão de que esse é um lugar no qual não vôo à vontade. Como treinamento para voar em condições fracas foi muito válido, mas estaria certamente mais contente tendo passado uma semana voando livre em Brasília.

Termina assim a temporada de competições em 2008 para mim, com um desalentador 69 lugar. Mesmo nos dias em que houve muitos pilotos no gol, fui incapaz de voar rápido pois a condição falhava e não inspirava confiança. O diálogo interno e a hesitação marcaram minhas decisões. Num dia, caí com 6km voados, simplesmente por não saber o que fazer.

Nada disso é pretexto para deixar de aprender a voar em condições difíceis. Só reflete minha paixão pelo vôo em condições fortes, tal qual aprendi em Brasília. Mas a Copa do Mundo, ao contrário do que se pensa, não é só "racing". Envolve muita técnica e paciência também.


0 Comments:

Post a Comment

<< Home