Friday, January 08, 2010

Calendário tentativo de 2010

Retorno ao Brasil em fevereiro. Será muito mais difícil montar um calendário de competições estando em Brasília, por razões de trabalho e porque não há tantas competições como na Europa.

Com sorte, conseguirei tirar férias em julho/agosto para fazer as seguintes competições em 2010:

10 a 17 de julho - Pré-Mundial de Parapente, Piedrahita, Espanha
7 a 14 de agosto - Paragliding World Cup, Serra da Estrela, Portugal

Duas competições não são suficientes para manter-se "afiado", de modo que procurarei compensar as horas perdidas voando XC.

Decidi não voar o campeonato brasileiro, por discordar do critério de seleção adotado pela liga de pilotos e pela ABVL para definir a equipe brasileira ao Mundial de 2011. Somente haverá duas etapas brasileiras válidas para o ranking (em 2009 foram 4) e 6 provas retiradas dessas etapas. Qualquer piloto que esteja impedido de ir a uma das duas etapas fica fora da disputa. Além disso, o ranking só contempla duas provas de Copa do Mundo, o que é pouco e desestimula os pilotos a voarem no exterior. E, finalmente, as duas etapas brasileiras que contavam mais pontos para o ranking mundial (GV e Andradas) foram excluídas do calendário. A fórmula não poderia ser pior: o Brasil pontuará menos para o ranking mundial, os pilotos brasileiros não terão estímulo para voar competições de alto nível técnico fora do país e terão, ainda, pouca exposição no ano anterior ao Mundial ao somente terem incentivo para fazer duas etapas do Brasileiro e uma etapa da Copa do Mundo (no Brasil). E no plano político, continuarão as divergências já que os clubes de Valadares e Andradas se ressentirão de terem sido excluídos do calendário.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home