Sunday, March 25, 2007

Liga Centro - 1o. e 2o. dias

Na Espanha, além das 5 etapas da Liga Espanhola (de 4 dias cada uma), temos o Campeonato da Espanha (1 semana) e várias competições regionais. A Liga Centro, que cobre a região de Madri e redondezas (embora participem pilotos de todo o país), teve sua primeira etapa neste fim de semana, em Pedro Bernardo (Província de Ávila). Com mais de 50 inscritos, é uma competição respeitável, feita por pilotos para pilotos.

O primeiro dia occorre em boas condições. O vento "metéo" é de norte, mas fraco, o que permite realizar as provas no lado sul da Serra de Guadarrama. A prova é de 50km, seguindo a serra sentido leste por cerca de 30km, sendo a perna final de 20km sobre a planície. O começo é difícil, com térmicas falhadas. Saio arrasado, cerca de 500 m abaixo do pelotão, que faz o planeio em grupo sobre a planície, enquanto escolho seguir mais colado à cordilheira, sozinho. Quando chego à segunda térmica, sou um dos últimos colocados, mas cato uma boa térmica e sigo com um FR2. A condição melhora, o planeio próximo à serra rende e alcanço o primeiro grupo, embora pouco mais baixo. Daí em diante vôo com um Boomerang 5 (do Miguelito, excelente piloto espanhol), um Axis Mercury (Larry, organizador da Liga) e um Magus 5 (outro camarada espanhol). Um U3 branco (Ivan) dispara sentido gol. Forma-se um lindo "cloudstreet" da serra ao gol. O planeio final é de pouco menos de 20km. O Omega 7 é estável acelerado, e chego em segundo. Vários pilotos chegam ao gol, inclusive um bi-place. O clima de camaradagem e os sorrisos dos pilotos, num posto de gasolina, no meio de uma planície desconhocida, resumem o dia.

O céu no segundo dia amanhece com um pouco de cirrus, mas com cumulus formando no sotavento da cordilheira. A prova é de 40km, novamente sentido leste, porém com algumas balizas perto da decolagem. O vento oeste aperta dificultando a saída da decolagem ao voltar das balizas. Miguelito (Boomerang 5) dispara sozinho sentido gol. Saio com dois U3 e um Magus 5. Um dos U3 se mantém comigo, mais próximo à serra. O outro cai na planície (Ivan, piloto com espírito de liderança que ganhou o primeiro dia). Estou baixo e não acompanho o outro U3. Um Axis Mercury (Larry), que vem por trás, também passa sobre minha cabeça. Resolvo diminuir o ritmo. O Magus 5 volta da planície à serra e se junta a mim. Daí em diante, a condição melhora. Do chão, vou à base com o Magus e fazemos uma longa tirada, que rende bem. Quase não afundamos até a próxima térmica. Os pilotos que me passaram nem sequer vejo mais. Só quero chegar ao gol e tomar uma cerveja.

Chegando à última térmica, estou alto e basta girar umas poucas vezes para fazer o planeio final. Miguelito provavelmente já chegou ao gol, o U3 está a caminho, o Mercury e o Magus saem pouco atrás de mim. Com vento na cauda e acelerando 100%, o O7 é uma maravilha. Quase passo o U3, que chega rastejando ao gol. Miguelito está na base e provavelmente voltará voando a Pedro Bernardo. (É um piloto jovem, de 26 anos, com futuro promissor. Ficou em sexto no Campeonato Mundial, na Austrália.)
Antes de chegar ao gol, pisando fundo, tomo uma fechada de 50%, e o O7 se reabre de forma dócil. Novamente, são vários os pilotos no gol. Chego em terceiro, alguns segundos depois do U3.

Mais 3 dias de trabalho, e vou a Sierra Nievada, onde ocorre a primeira etapa da Liga Espanhola na semana santa. Começo a gostar da Espanha.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Parabéns Oly!!
Manda ver por aí e acelera tuuuudo.
Peixe

6:27 AM  

Post a Comment

<< Home