Sunday, August 14, 2011

Brasília 250km (no azul, com cirrus)

(Na foto: o domingo anterior ao do recorde, um dia clássico em que acabei caindo cedo.)

A rampa de Brasília, conhecida como Vale do Paranã, merecia já há algum tempo um recorde digno.

Sempre argumentei que era uma decolagem para vôos de mais de 250km, mas nunca saíam, seja por falta de sorte ou disposição.

Na única chance que tive para romper os 200 no ano passado, fui obrigado a abortar o vôo no km 195 porque meu resgate estava sem celular e a bateria do meu rádio acabando.

Tirei uma semana de férias na semana de 8 a 12 de agosto na esperança de fazer o primeiro vôo longo da temporada de 2011. Mas quando se vai com muita sede ao pote, em geral não dá certo. Foi o que aconteceu no domingo anterior ao do recorde. Caí no Córrego do Ouro às 13h, numa roubada que me custou duas horas de caminhada subindo morros e mais uma de carona para chegar à Fercal.

Segui para Jaraguá, onde o vento girou sobremaneira na segunda e na terça e impossibilitou uma média decente. Desisti nos dois dias. Na quarta, prego em Brasília. A regra dos intervalos entre os dias clássicos é impiedosa.

Somente na quinta a condição voltou a arredondar. Um dia clássico, com nuvens, porém pouco vento. Rodrigo Zatz e eu voamos até perto de Uruaçu (165km). Às 16h30 estávamos pousados. André Nardelli, piloto de asa, consguiu voar mais uma hora e cravou mais de 220km, tendo decolado depois dos parapentes!

Sexta e sábado fracos! E eu indignado de ter tirado as férias na semana errada.

No sábado, o Haroldão cantou a pedra e disse que o dia seguinte seria muito melhor. Quando acordei no domingo, entretanto, dei o dia como perdido, pois havia cirrus e toda pinta de permanecer azul. E como já disse antes, a tríplice tentação rio-churrasco-cerveja bate sempre firme à nossa porta. Mas havia vento...

Determinado a salvar a semana, decolei às 11h. E tome mais de meia hora para sair da parede do Paranã... Cheguei baixo ao começo da serra do Maranhão, mas catei uma salvadora na borda de uma queimada, que me catapultou do chão ao teto por mais de mil metros num mesmo núcleo.

Daí à roubada com pousos restritos da serra, que passei com tranqüilidade. Mas cheguei ao flat antes de Padre Bernardo novamente baixo, onde tomei outro coice prá cima. Sobre Padre Bernardo, voltei a fazer teto e decidi que voaria alto daquele ponto em diante. Os planeios rendiam bem, e já não estava valendo a pena acelerar e ficar baixo.

Com o vento firmando, fiz um passeio até Dois Irmãos e novo passeio até a zona rural ao norte de Goianésia, onde o terreno subia. Baixo sobre um morrote, com a deriva forte e as térmicas menos constantes, pensei que voltaria a cair antes de fechar os 2oo em Brasília.

Mas catei atrás do primeiro núcleo, e então, percebebendo que o dia começava a terminar, passei a enroscar em tudo que encontrava. Dispensei uma queimada logo à minha direita por acreditar que já haveria muitas áreas descendentes perto dela e núcleos erráticos.

Em seguida, ensaiei um planeio a Ceres, mas percebi que o vento havia girado levemente e preferi voar rumo ao asfalto que levava a Chiquito e Rubiataba. Uma serra após Rubiataba limitava o planeio. Já estava satisfeito, com ou sem recorde goiano. O planeio final acabou rendendo. Pousei a pouco menos de 1km da marca do Rafa. O ticket das férias foi pago aos 48 do segundo tempo. Jantar em Piri e retorno à gloriosa Brasília, regado de cervas!!!