Wednesday, March 29, 2006

PWC Castelo



Voar na Copa do Mundo foi uma experiência excelente, apesar das condições úmidas e muito difíceis de Castelo (ES). A etapa brasileira teve seis provas válidas. Até o quinto dia, minha melhor posição havia sido 66o. e, no geral, sequer estava entre os 100 primeiros. Em nenhum dia havia chegado ao gol. Na média, as velas deveriam ter pouco menos de dois pontos de planeio a mais que a minha.

No último dia, decolei sem muita motivação. Voei a maior parte do tempo com o terceiro pelotão, mas a 15 km do gol consegui alcançar o primeiro grupo. Todos deram a volta por uma cordilheira para chegar ao gol. Sozinho, tirei em linha reta sentido gol, pelo flat, para uma nuvem. Como os ciclos morriam rápido, não tinha certeza se encontraria algo. Chegando à nuvem, vi urubus subindo e, no segundo miolo que encontrei, enrosquei muito concentrado e sem acreditar que estava prestes a matar uma prova de PWC. Havia um grupo muito baixo à minha esquerda e os que deram a volta pela cordilheira estavam bem atrás.

Fui um pouco conservador no cálculo do planeio final. Chegando ao gol, vi outro parapente cruzando a faixa muito baixo. Cheguei um minuto depois, em segundo. A alegria foi enorme. Depois de mim, mais 114 pilotos chegaram ao gol.

Resultados em http://www.paraglidingworldcup.org/Results/2006/A-Brazil/index.php

Fotos em http://www.azoom.ch/fotos/BrasilienCastelo.php